Cultura_____________________________________

|Cavalhada| |Festa do Espirito Santo| |Festa de São Benedito| |Dança dos Mascarados| |Festa do Laço Comprido|

Cavalhada

Felizes das gerações que, no transcorrer dos tempos preservam com carinho e dedicação suas tradições, buscando retratar sempre sua forma original de ser, e é através da Cavalhada que Poconé se orgulha de ser uma das únicas cidades brasileira que possui e guarda para todas as gerações esta magnifica tradição.Cavaleiro com seu page

A Cavalhada acontece todos os anos nas primeiras semanas de junho, é um Domingo onde toda a família poconeana se reúne para torcer para os Cavalheiros Mouros e Cristãos, o Clube Cidade Rosa ( CCR ) se torna uma grande palco desta batalha, onde o maior vencedor e a continuidade de uma tradição que se arrasta desde a origem de Poconé.

Só que já correu ou ainda corre na Cavalhada sabe da emoção, e só que já assistiu consegue entender esta emoção, tendo como ponto culminante a Corrida da Argolinha, onde é colocado no centro da pista um trave e ao meio uma argola de aproximadamente 10 cm de diâmetro, o cavalheiro vem a todo vapor com sua lança em punho e fazendo acrobacias e tenta tirar a argolinha da trave, quando consegue tirar não tem que resista a emoção.Cavaleiro Retirando a Argolinha

Existe um preparativo muito grande que antecede ao dia da Cavalhada, a preparação das roupas dos cavalheiros e dos seus Pagens, o trato dos animais, instrumentos muito importante para uma boa corrida pois, o cavalheiro passa o dia todo montado em seu animal, e este é exigidos com galopes e até mesmo corridas, não param nenhum minuto se quer tudo ao passo da caixa.

Venha você também conhecer esta tradição poconeana e dividir conosco a emoção de participar de uma batalha onde o vitorioso é sem sombra de dúvida a preservação de uma tradição que vem deste dos tempos de origem de nossa cidade.

Top.gif (382 bytes)

bdvs.gif (1788 bytes)

Festa do Divino Espirito Santo

A devoção ao Divino Espírito Santo no Brasil tem raízes lusitanas e foi implantada no solo brasileiro pelos colonizadores, ocupando lugar e destaque na época colonial e imperial, sendo que Poconé é uma das poucas cidades brasileiras que pode se orgulhar de manter esta Tradição.aes.jpg (42933 bytes)

A festa do Divino Espirito Santo é caracterizada pela novena que antecede aos festejos, e durante a semana da Festa em muito barulho, foguete, música, cantos, visita da Bandeira aos lares da família poconeano, que é considerada como uma benção, muita comida, confraternização e acima de tudo, devoção e fé.

Durante a Festa acontece a visita da Bandeira, Retretas, Baile, Almoços de confraternização, Iluminação, Dança dos Mascarados e tradicional Leilão das Prendas.

Top.gif (382 bytes)

bdvs.gif (1788 bytes)

Festa de São Benedito

A FESTA DE SÃO BENEDITO, é realizada no mês de junho, onde o fsbene.jpg (20161 bytes)povo poconeano presta seu louvor ao Santo protetor ( São Benedito ), pedindo benção aos lares Poconeano e agradecendo a Deus os benefícios que o povo Pantaneiro tem alcançado através das gerações, que conserva viva as lendas, costumes, crenças, superstições, cultura e historia deste povo, que possui um amor eterno pela sua terra natal.

A festa de São Benedito consiste em:

A preservação da cultura e da religiosidade, através dos Festejos de São Benedito significa o continuidade de uma Tradição que suporta a evolução e a chegada de novas gerações através da Fé.

Top.gif (382 bytes)

bdvs.gif (1788 bytes)

Dança dos Mascarados

Dança tradicional e folclórica de Poconé, muito aparecida nas festas de São Benedito e Espírito Santo , no dia da iluminação. Não de sabe de onde veio, quem a introduziu aqui, é ddmsc.jpg (36297 bytes)uma dança que sem dúvidas vem dos costumes dos índios, enriquecidas pelos colonizadores espanhóis que aqui chegaram. Os participantes são somente homens mascarados, usando chapéus com plumas, espelhos e outros enfeites, desempenhando função de damas e de galã. Cada participante prepara sua roupa, o galã manda fazer roupas coloridas e bem enfeitados.

Desde 1915 o primeiro marcante senhor Daniel Martins leão , fez que esta dança fosse fortemente passada de pai para filho. Hoje ele tem uma grande influência de parentesco neste grupo folclórico de Poconé.ddmsc2.jpg (31221 bytes)

São composto de doze pares e três balizas (três galã na frente do grupo de mascarado carregando o Mastro).

Para que esta dança se realize, é necessário a presença animadora da Banda Municipal fazer o acompanhamento musical, que também anima todas as festas tradicionais, religiosa e cívica desta cidade.

Top.gif (382 bytes)

 

bdvs.gif (1788 bytes)

Festa do Laço Comprido

Com o objetivo de divulgação da cultura do homem pantaneiro para a população urbana de nosso município, e principalmente para nossos turistas, surgiu em 1995 o clube do laço de Poconé, onde é mostrada a lida do homem pantaneiro no seu dia-a-dia de trabalho em seu território alagado, o pantanal.

O homem pantaneiro na trabalho com o gado, utiliza-se de laço, este é confeccionado de couro de boi, que é cortado e trançado até um comprimento de aproximadamente 15mts.Peão Laçando a Novilha

Durante o ano é realizado o campeonato de laço comprido da cidade, que começa em julho e se estende até junho do próximo ano. É realizado no 2 e 4 domingo do mês durante todo o dia, no clube cidade rosa ( CCR ), onde todos os participantes exibem suas belas laçadas para o publico presente.

No mês de abril é realizada a festa do laço comprido ( participação aberta ), sendo que esta já faz parte do calendário turístico do estado de Mato Grosso, onde os melhores laçadores recebem prêmios, tais como Motos, Televisores, Novilhos, Cavalos e premiações em dinheiro.

É importante observar que todos os animais utilizados nos eventos deverão ter todos os atestado se sanidade ( AIE ), regularmente expedido por laboratório competente, juntamente com o Guia de Transito de animais ( GTA ), assim você esta pronto para laçar, e é o nosso convidado especial.

Slogan : "Sem distinção de Raça, Cor, Situação Partidária, Situação Financeira e Profissão"

Desta maneira engloba todos os participantes em uma só família.

Informações: Sindicato Rural de Poconé  (065) 721-1208.
Presidente: Murilo Mamed de Arruda
Locutor oficial: Antonio Diógenes de Carvalho ( Caçamba )
Relações Publicas: Paulo Sérgio Nunes Rondon.

Top.gif (382 bytes)

 

bdvs.gif (1788 bytes)

Java.gif (1073 bytes) Ie40.gif (2741 bytes)
Melhor Vista e/ou Ouvida com Microsoft© Internet Explorer© 4.0
Resolução de 800x600 Pixels
Ultima Atualização.:
13/06/1999.
©1999, Fabiano Rabaneda e Mauricio Prado, Todos os Direitos Reservados.
As imagens e textos aqui contidos foram ofertados pela Prefeitura de Poconé, sendo assim de sua exclusiva responsabilidade a publicação.